A HISTÓRIA DOS PERSONAGENS DO PROJETO

Por Tatiana Passos Zylberberg

Profª. Drª. Tatiana Zylberberg com os bonecos de pano
do Conecte & Crie Educação Física
Em dezembro de 2000 defendi meu mestrado na Faculdade de Educação Física da UNICAMP com a dissertação “A Internet como uma possibilidade do mundo da (in)formação sobre a cultura corporal”, sob a orientação da Profa. Dra. Vilma Leni Nista-Piccolo. Este trabalho foi publicado em 2002, como capítulo do livro organizado pelo Prof. Dr. Mauro Betti - Educação Física e mídia: novos olhares, outras práticas (Editora Hucitec, v.1, p. 45-70). A proposta de criar um site interativo que pudesse ser uma possibilidade para (in)formar outros olhares sobre da Educação Física, envolvia a criação de 8 personagens (na versão virtual e física).

A ideia era utilizar os personagens como interlocutores. Cada um deles recebeu um nome, determinadas características e a responsabilidade de abordar algumas temáticas. Desde agosto de 2011, quando ingressei como docente da Universidade Federal do Ceará (UFC) retomei o sonho de produzir o site com jovens estudantes. Nunca quis produzi-lo sozinha, queria fazer-junto. Quatorze (14) anos se passaram até que o projeto defendido no mestrado se tornasse realidade. Nas frutívoras reuniões com os bolsistas e voluntários do projeto JUVENTUDE E INTERNET, todas às sextas-feiras no Instituto de Educação Física e Esporte (IEFES), fortaleceu-se a necessidade de revitalizar os personagens. Dar-lhes novas formas, cores e até mesmo de rebatizá-los. Yarick Ivens, bolsista da extensão do projeto, deu vida a nova versão dos personagens-interlocutores do nosso site CONECTE & CRIE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Por Yarick Ivens

Quando pensei na possibilidade de recriar os personagens, quis preservar a sua essência original. A mudança de estilo no desenho, passando o traço de um cartoon ocidental para um estilo mais oriental, característico em mangás e animes, é algo que daria a minha cara a eles sem que eles perdessem a sua característica.

Seguir pensando-os com características mais humanas, e mais detalhadas, tornando-os com uma aparência mais jovem e menos infantil, podia ser complicado. Cada detalhe devia ser bem pensado, para não soar como uma mudança de identidade. Com a renovação, eles receberam novos nomes que foi coletivamente pensado pela equipe do Conecte & Crie Educação Física. As roupas foram pensadas para lhes dar um estilo mais moderno, se assemelhando a utilizadas pelos jovens atualmente, buscando uma maior identificação com público.

- Conheça-os detalhadamente agora!


"Me chamava Iara, mas resolveram mudar para IANA, combinou mais com meu novo jeito.  Posso jogar basquete, handebol ou futebol  porque a bola que carrego tem um sino com barulho igual ao de natal. A dança que danço é diferente,  sinto o contato com o chão e sigo até outro contato surgir. Dizem que cada um pode ser um inteligente corporal, vamos descobrir milhões de possibilidades com esta ideia genial."


Yarick: Imaginei que ela poderia ter um estilo mais leve, mais tranquilo. Com roupas confortáveis, mas sem perder o seu estilo despojado. Me influenciei em pessoas que gostam de viajar e que tem pouco apego a coisas materiais. Aventureiras, que gostam de desbravar o mundo e conhecê-lo.





"Meu nome era Lara mas acharam muito melhor me chamar de LARISSA. Sou aquela que faz karatê, joga pingue-pongue e adora ler. Gosto de novidades e com você quero conversar sobre as mensagens que a mídia passa para a gente acreditar. Esta história de corpo perfeito, basquete só para quem é alto e outras mentiras assim, vamos juntos discutir que modelo é esse que dizem que a gente tem que seguir!"

Yarick: A mudança de visual nessa personagem foi complicada durante o processo. Antes de entrar na equipe do site, estava habituado a sempre desenhar figuras femininas esbeltas, bem estereotipadas. No final, o objetivo foi alcançado. Suas roupas são baseadas no estilo que as universitárias/estudantes usam no seu cotidiano.




"Eu era chamado de Leco, agora me reconheço mais como LEONARDO. Sou irmão do Manoel, sou surfista, skatista, malabarista e fisiologista (que estuda o corpo funcionando, a comida sendo digerida e a energia produzida!). Juntos poderemos surfar nas ondas dos esportes radicais e passear dentro das imagens do corpo até não poder mais."

Yarick: Leco é o típico surfista que adora praia, vestir calções e usar estampas floridas. Porém ele é mais do que aparenta. Leonardo é fisiologista e gosta muito de estudar e dialogar os aspectos biológicos do corpo. Seu estilo "largadão" é algo que não se deve levar tão a sério, pois a sua aparência pode enganar a muitos que julgam sem conhecer melhor.





"Era o MANECO agora prefiro ser chamado de MANOEL. Deslizo pelo mundo com minha cadeira de rodas. Jogo basquete no time da escola, também sei dançar e nadar. Sobre aquecimento, alongamento, postura e expressão corporal podemos conversar!"

Yarick: Manoel também foi um personagem difícil de ser desenhado. Nunca havia ilustrado uma cadeira de rodas antes, então a atenção aos detalhes ao tipo de cadeira que ele iria utilizar era fundamental. A roupa é a mais casual e convencional. Pensar em deixá-lo o mais próximo da "normalidade", e não mostrar que ele precisa ser alguém que sempre supera algo, ou que precisa ser algo para suprir a sua deficiência. Manoel é uma pessoa que simplesmente vive (re)significando "limitações".






"Sabe, meu nome era MARA agora podem me chamar de MARINA. Ando a pé, de bicicleta, nado na praia e adoro ballet. Quero junto com você, o nosso potencial valorizar."


Yarick: Marina é uma negra que possui tendências artísticas. Adora desenhar as coisas do mundo e os seus pensamentos. Possui uma personalidade leve e adora dançar. Optei por utilizar um black power no seu cabelo, algo que atualmente está em alta na moda e valoriza a sua feminilidade e estilo. Suas roupas são leves e de tons alegres, assim como a sua personalidade. 







"Resolveram me chamar de PITECO, mas este nome ficou meio estranho para mim até que alguém sugeriu que meu nome agora fosse PETRUS. Sou dedicado ao atletismo, junto com você gostaria de estudar as memórias e histórias da cultura corporal, vamos aprender que a gente é tudo igual: pode ser na cor, no sexo ou na idade nosso valor é individual! São coisas importantes que precisamos saber: a cultura que a gente vive tenta dizer o que a gente pode ser!"

Yarick: Ele é o esportista da turma e é um campeão. Adora competir e tende a ter bons hábitos tanto em fazer exercícios diariamente como manter uma dieta sempre saudável. Suas roupas são pensadas no estilo esportivo e fitness. Seu porte físico ajuda a ressaltar o seu estilo de vida saudável e movimentado.






"Eu sou a SARA. Desde pequena, gostava de virar de cabeça para baixo, pular corda e dançar. Hoje invento jogos de montão e faço música com as batidas da mão. Nossa criatividade vamos estimular, para isto a gente precisa compreender o que faz o corpo se movimentar!"


Yarick: Ela foi a única que manteve seu nome original. Ela é a ruiva descolada da turma. A ginasta, a dançarina. Gosta das práticas corporais e de experimentar coisas novas todos os dias. É comunicativa, irreverente e agitada. Sua roupa também é pensava no estilo esportibo e fitness. Onde também mostra seu gosto pelas práticas físicas e pelos hábitos saudáveis.



"Meu nome era TECO, agora sou TOMÁSPodemos falar com torcidas, fã-clubes, craques que aparecem na televisão. Podemos conhecer o mundo do basquete, futebol e voleibol. Tenho um livro que juntos podemos completar: recortamos as notícias do jornal e depois vamos analisar!"


Yarick: É do tipo de garoto que gosta do mundo virtual, mas, gosta de aproveitar ao máximo o real também. É envolvido com as mídias e super entendido das tecnologias atuais. Gosta de jogar futebol e praticar esportes com os amigos. Seu estilo de roupa é casual street, influenciado pela moda masculina norte americana, muito comum nos jovens de todo o mundo.










Yarick: Kaloã é a nossa criação mais recente. Em 2014 nós pensamos em seu visual e em 2015 ele ficou realmente pronto e adentrou a turma do Conecte & Crie. O seu visual é influenciado pela sua descendência indígena, onde optei por compô-lo em roupas mais largas e confortáveis, permitindo-o uma maior liberdade em se expressar com o corpo através de movimentos. As cores são predominantemente em tons neutros dando destaque as cores mais vibrantes nas penugens do adorno em seu longo cabelo negro. Seu visual imprime a sua personalidade leve e descontraída.






A nova versão dos personagens mexeu tanto com a equipe que resolvemos criar TIRINHAS. Veja quanta ideia interessante surgiu!


- Para saber mais sobre o projeto que inspirou o Conecte & Crie leia:

ZYLBERBERG, Tatiana Passos. A Internet como uma possibilidade do mundo da (in)formação sobre a cultura corporal. Dissertação de Mestrado. Campinas: Faculdade de Educação Física-Universidade Estadual de Campinas, 2000.

________. A Internet como uma possibilidade do Mundo da (In)formação sobre a Cultura Corporal In: BETTI, Mauro (Org) Educação Física e mídia: novos olhares, outras práticas. Hucitec, São Paulo, 2002, v.1, p. 45-70.